• Habilidades e Competências
- Identificar regularidades e invariantes na análise experimental de fenômenos físicos como o movimento de um pião ou a rotação da Terra;
- Utilizar modelos explicativos para compreender e explicar as estações do ano;
- Interpretar e analisar textos que utilizam dados referentes ao horário de verão;
- Ler e interpretar dados e informações apresentadas em gráficos, vídeos e tabelas;
- A partir de conhecimentos sistematizados sobre as estações do ano, argumentar sobre a sua influência na vida terrestre.
• Sondagem:
1. Analise do mesmo;
A noite cai, o frio desce
Mas aqui dentro predomina
Esse amor que me aquece
Protege da solidão
A noite cai, a chuva traz
O medo e a aflição
Mas é o amor que está aqui dentro
E acalma meu coração
Mas aqui dentro predomina
Esse amor que me aquece
Protege da solidão
A noite cai, a chuva traz
O medo e a aflição
Mas é o amor que está aqui dentro
E acalma meu coração
Passa o inverno, chega o verão
O calor aquece minha emoção
Não pelo clima da estação
Mas pelo fogo dessa paixão
Na primavera, calmaria
Tranquilidade, uma quimera
Queria sempre essa alegria
Viver sonhando, quem me dera
O calor aquece minha emoção
Não pelo clima da estação
Mas pelo fogo dessa paixão
Na primavera, calmaria
Tranquilidade, uma quimera
Queria sempre essa alegria
Viver sonhando, quem me dera
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, não
É imortal
Uh, uh, uh, uh, é imortal
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, não
É imortal
Uh, uh, uh, uh, é imortal
2. Provocar situações abordadas no vídeo;
a) O que você visualizou no vídeo?
R: A cantora escrevendo a música, as palavras flutuando como folhas caindo no outono, a água marcando as chuvas de verão, e as trocas de roupas e cenários simbolizando a troca das estações.
b) A ordem colocada das estações do ano estão corretas?
R: No nosso país, o clima não é tão intenso como nos países do norte, devido as mudanças climáticas com o decorrer dos anos.
c) É correto no trecho da música dizer que no outono as folhas caem? Elas só caem nesta época do ano?
R: No videoclipe, ela visa os países do norte, pois só no outono é que as folhas caem por lá. Já aqui no Brasil, as folhas caem o ano todo.
d) E na primavera as flores só aparecem realmente nesta época do ano?
R: Na primavera aumenta a quantidade de flores aparecendo, mais também muitas espécies dão flores o ano inteiro.
e) Os enfeites e trajes de Natal estão de acordo com a estação?
R: Não no nosso país, pois o natal se comemora no verão, e as roupas são de inverno, como nos países do norte.
f) Como pode ser verão no Brasil e inverno em Londres, na mesma época do ano?
R: Isso tudo ocorre por causa do movimento de translação e rotação. Durante esses movimentos, o sol foca mais em um lugar do que em outro, por isso a diferença de estações.
g) No nosso país essas 4 estações são bem definidas?
R: Não, ultimamente estão todas confusas devido ao aquecimento global.
• Problematização:
Busca de dados de forma diversificada
Horário de Verão
"O objetivo do horário de verão é a economia do consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como “horários de ponta” (das 18 às 21h), onde o consumo é bem maior. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos."
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Fragmento retirado de: http://www.brasilescola.com/geografia/horario-verao.htm
• Aprendizagem significativa e evolução conceitual
Enfrente os efeitos da baixa umidade do ar
O deserto dentro de nós
A baixa umidade do ar castiga o corpo pra valer. Olhos, nariz e garganta ressecados viram porta de entrada para vírus e bactérias, os rins não funcionam direito, a pele ganha aspecto envelhecido. Saiba como aliviar a situação.
Inverno tórrido, primavera gelada. No Brasil inteiro acentuadamente no Centro-Oeste e no Sudeste , não apenas as temperaturas destrambelhadas, mas também o ar extremamente seco denunciam a ação nefasta do homem, que agora sente na pele (e no resto do corpo) as consequências dos maus-tratos ao meio ambiente (...) Num primeiro momento surgem o que parece apenas pequenos desconfortos, como dores de cabeça e tonturas. Ao longo dos anos, porém, esses incômodos se somam e causam graves malefícios. Nas grandes cidades, a estiagem, piorada pela poluição, afeta especialmente os sistemas respiratório e circulatório.
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0291/medicina/conteudo_259717.shtml
• Sistematização do conhecimento
Registro da produção dos alunos:
• Cartazes;
• Panfletos;
• Pequenos seminários sobre o tema abordado.
• Aplicação do Conhecimento
Avaliação:
• Avaliação Contínua realizada pelo professor no decorrer da atividade.
• Bibliografia:
• Pesquisas em revistas, jornais, livros e sites sobre o tema abordado.
SITES:
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_do_ano
• http://www.suapesquisa.com/geografia/estacoesdoano.htm
• http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm
• http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php
Revistas:
• Scientific American;
• Super Interessante;
• Galileu
• Ciência Hoje
• CHC – Revista Ciências Hoje das Crianças
Sinderlandia Santos de Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário